sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Continuação marcação/corte slots 2:

3-Mitter Box com templates: O Mitter Box é um esquadrejador para a serra de slots, mas a utilização da serra fica mais precisa do que num esquadrejador normal, pois encaixa sem folga. Utilizada com um template(gabarito), elimina por completo a etapa de marcação dos slots, Os templates tem fendas no local de cada traste, e essas fendas encaixam em um pino no esquadrejador. É só encaixar o pino, e serrar até a profundidade desejada. Trocar pela próxima fenda, serrar, trocar pela próxima , etc...até o último traste. É um meio bem eficiente, e relativamente rápido.


4-Table Saw(serra circular de mesa) com templates: Os templates são os mesmos utilizados no Mitter Box, mas as fendas se encaixam na mesa móvel da serra circular. O disco de serra também é específico, com a mesma espessura da lâmina da serra manual citado acima. O disco é ajustado para cortar em determinada profundidade, e é só ir cortando e trocando de fenda...até o último slot.

Continuação marcação/corte slots:

2-Utilizando uma “escala gabarito”: Esse é o processo que utilizei em boa parte das escalas que fiz. Só agora vou adquirir um Mitter-Box com templates (próximo tópico), pra facilitar e agilizar a construção das escalas. O processo é o seguinte: eu adquiri um escala já com os slots cortados da Stewart MacDonald (http://www.stewmac.com/). Ela é feita por máquinas com gabaritos, portanto garantindo precisão máxima nas medidas(e pra completar eu aferi todas as marcações com o paquímetro e a tabelinha, e realmente são todos perfeitos). Então, coloco a escala de cabeça para baixo, com os slots virados em direção ao blank da nova escala “crua” e fixo com grampos. É importante deixar bem firme, para não sair nem um pouquinho do lugar.



Então, com uma lapiseira 0,5mm, insiro a ponta do grafite dentro dos slots e traço as posições. O slot tem aproximadamente 0,6mm, então o grafite não consegue escorregar para os lados, o que geralmente causa um erro. Esta técnica exige um pouco de paciência, senão o grafite se quebra e fica dentro do slot. Mas é uma boa técnica para quem tem dificuldades com as medidas da tabelinha.



Depois de marcados todos os slots, compare com a escala da stew para ver se há algum fora do lugar. Se tiver, reposicione a escala e corrija a marcação. É muito importante ser o mais preciso possível nessa parte, pois comprimento correto da escala e posicionamentos precisos dos trastes são fundamentais para que uma guitarra que afine bem.
Depois de marcadas as posições, com um esquadro trace as linhas por toda a largura da escala. Nessa parte é primordial que o lado utilizado pelo esquadro esteja totalmente reto (conforme descrito no início da seção "marcação dos slots").



Para cortar os slots nestas duas maneiras apresentadas acima é utilizada uma serra específica para isso, com corte preciso de .023”. Neste caso não adianta muito tentar improvisar uma serra, afinando uma lâmina convencional ou algo do gênero. Você pode comprar a serra para slots na Music Tools ou então importar da Stewmac ou do LMII (http://www.lmii.com/) O preço não é tão inacessível assim, vale mais a pena pagar o preço do que fazer escalas meia boca. Com a serra em mãos, utilize um esquadrejador para fazer os cortes em 90°. Apoie o mesmo lado reto que você usou para utilizar o esquadro na parede do mesmo. Neste esquadrejador utilizo a parte de cima como guia da altura do corte, mas você pode também colar um pedaço de madeira com fita dupla face na lâmina da serra, para delimitar a altura.

Marcação e corte dos slots:

-Marcação e corte dos slots:
Há várias maneiras de se fazer a marcação dos slots. Mas antes de começar, você precisa conferir se pelo menos um dos lados do blank da escala está perfeitamente reto. É nesse lado que você vai apoiar o esquadro. Para facilitar a visualização, faça uma seta indicando o "lado bom" do blank:






1-Manualmente, através do cálculo das medidas: use o fret calculator (http://www.stewmac.com/FretCalculator/) ou um programa semelhante para calcular as posições dos slots. Imprima a tabela com as posições, e leve para a bancada. Fixe com grampos uma régua precisa no blank da escala, e vá marcando as posições indicadas na tabela. Comece pela posição zero do nut, e vá marcando slot por slot(marque com um estilete ou algo q permita uma marcação fina e precisa), até o último traste. Importante: use sempre a distância do nut até o slot que vai ser marcado. Por exemplo: meça do nut até o primeiro slot, e marque. Depois, meça novamente do nut até o segundo slot, novamente do nut até o terceiro, e por aí vai. Se você usar a distância entre slots vai aumentar (e muito) a possibilidade de um erro. A distância entre slots é usada somente para conferência.




Comprimento da escala / nº de trastes:


2-Definição do comprimento da escala e quantidade de trastes: Antes de mais nada, é necessário definir o comprimento da escala. O comprimento da escala é medido desde o nut até a ponte. As medidas mais comuns para guitarras elétricas são:


-25-1/2”(647.7mm), padrão Fender;
-25”(635mm), padrão PRS e outros;
-24-3/4”(628.65mm), padrão Gibson.


As guitarras barítono geralmente tem comprimento da escala de 27". A Gibson alterou algumas vezes o comprimento de suas escalas, mas atualmente é utilizado o tamanho 24 3/4". As escalas de baixo tem geralmente 34". As escalas de violão variam de tamanho de acordo com cada fabricante. Definido o comprimento da escala, escolha a quantidade de trastes da escala. O comprimento da escala não muda se a quantidade de trastes aumentar. Então, uma escala de 25-1/2” com 21 trastes vai ter exatamente o mesmo comprimento de uma escala de 25-1/2 de 24 trastes.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Componentes / Acessórios à venda!!







Amigos, também estou disponibilizando para venda alguns componentes para luthieria. Quem tiver interesse pode ver os produtos anunciados no Mercado Livre, neste endereço: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_76282977 , ou então mandar um e-mail para marcio302v8@hotmail.com . São todos componentes de primeira, com preço bom, atendimento especializado e envio rápido. Estou sempre atualizando os produtos, então sempre tenho novidades...confiram! Abraço!!

Começando a escala:




1-Escolha das madeiras: você pode adquirir a madeira para escalas diretamente de lojas específicas, como a Ronay(http://www.ronay.com.br/) e a Vivace(http://www.vivaceparts.blogspot.com/), ou em madeireiras. Na primeira opção(lojas específicas), a madeira escolhida já vem em blanks aparelhados, praticamente prontos, e o pedido é enviado pelos Correios ou transportadora, para qualquer parte do Brasil. Acho a melhor opção para quem quer construir somente uma ou duas guitarras, ou para quem ainda não sabe escolher muito bem a madeira. No caso da segunda opção(madeireiras), é necessário procurar pelas peças secas, e pelo corte radial. Mas, uma coisa é certa, é muito difícil (praticamente impossível) achar Maple, Jacarandá, Pau Ferro e Ébano nas madeireiras convencionais. Porém, existem madeiras brasileiras que você pode encontrar com relativa facilidade no mercado e são ótimas substitutas para as importadas e/ou raras. Eu pessoalmente já utilizei o Ipê e o Roxinho para escalas. Lembrando que, se você não tiver maquinário em casa(serra esquadrejadora, plaina desempenadeira e desengrosso), é necessário pedir para cortar e aparelhar as peças na madeireira. Com certeza vale a pena pagar um pequeno valor adicional para isso e trazer as peças já prontas.

Início do Blog!


O amigos luthiers, músicos ou interessados por luthieria. Tive a idéia de começar este blog com o intuito de divulgar a arte, mas não somente postar fotos de trabalhos prontos, ou imagens não muito explicativas da fabricação. Quero mostrar o passo a passo da construção dos instrumentos, como um tutorial, para incentivar quem tem interesse por luthieria, ou então colaborar com quem está buscando informações pela internet, para construir seus próprios instrumentos. Pessoalmente, me interessei por luthieria somente depois de 12 anos trabalhando como músico, e foi na internet que consegui grande parte das informações para iniciar um "hobby" que hoje virou paixão, além do lado profissional. Vou mostrar o processo exatamente como eu faço, portanto vamos começar pela parte mais complicada, a escala. Sejam bem vindos também para opinarem, mandarem críticas, dúvidas, sugestões, etc. Abraço!!